• Acompanhamento Terapêutico


    Atendimento para Homens e Mulheres

    Atendimento de pacientes em internação ou sem internação

    Tempo de tratamento individualizado


    MAIS SOBRE +


    Acompanhamento Terapêutico Individual

    As saídas com Acompanhamento Terapêutico Individual fazem parte da proposta terapêutica dentro do sistema de tratamento com internação, quando identificado e solicitado pela equipe técnica da clínica em resposta as necessidades individuais de cada paciente, e para pacientes que desejam uma formatação diferenciada para tratamento individual externo ou agregar valores a tratamento externo já existente em consultório com foco no treino de habilidades sociais (THS).

    O objetivo do Acompanhamento Terapêutico, quando de paciente em internação, é facilitar seu retorno ao convívio social de forma gradual, percorrendo, inicialmente, espaços mais próximos à unidade de internação juntamente da profissional qualificada (A.T.) para lhe dar suporte afetivo e físico nas mais diferentes situações, oferecendo proteção frente às adversidades encontradas em ambiente externo à internação.

    Nesse processo é realizado o treino de habilidades sociais explorados de forma teórica e prática dentro da internação (atividades da Grade Terapêutica), esse treino possibilitará uma melhor capacidade de convívio social (pós-internação), de forma que não seja uma ruptura brusca entre o regime de internação e sua ressocialização em regime aberto e desprotegido.

    Para pacientes que estão em tratamento externo (consultório) ou para aqueles que desejam agregar valores ao tratamento em andamento, o Acompanhamento Terapêutico leva em consideração uma formatação diferenciada de atendimento individual, somada ao Treino de Habilidades Sociais (THS), de acordo com a necessidade de cada paciente.

     

    AT para Grupos de Auto Ajuda

    Com o mesmo propósito e com o profissional do Acompanhamento Terapêutico Individual, há a proposta de participação nos Grupos de Auto Ajuda (AA, NA, N/A), externos à unidade de internação, que tem o objetivo de inseri-la aos programas de 12 Passos e de uma rede de apoio complementar focados no pós-internação.

    Esta mesma rede de apoio poderá agregar valores significativos à pacientes que estão em processo de Pós Internação, na qualidade de continuidade..

     

    Personal Trainer com ênfaze na ressocialização

    Com o objetivo de resgatar e desenvolver novas habilidades físicas e psicossociais em pacientes que estão em etapa mais evoluída do tratamento, o Acompanhamento de Reabilitação Física e Psicossocial tem como finalidade levar o paciente (em internação ou pós internação) a um ambiente saudável que muitas vezes já fora freqüentado de maneira inadequada, proporcionando bem estar e o prazer que o esporte agrega como um valor de vida.

    Uma característica de portadores de dependência química é a busca constante do prazer através do uso abusivo de SPA (substâncias psicoativas), momento em que os neurotransmissores (neurônio) estão elevados, sendo a dopamina um dos principais neurotransmissores, que está ligada nas áreas de prazer do cérebro. Já no sistema hormonal é ativada a noradrenalina que, dentre outros hormônios, está ligada à área da estimulação e relaxamento das estruturas musculares.

    É importante trazer o paciente para modalidades esportivas de sua preferência, respeitando sua capacidade e disposição física, para que todas as reações descritas acima sejam estimuladas através da prática do esporte e isso possa contribuir em sua evolução no tratamento.

    Essas atividades melhoram os níveis de resposta para o tratamento, pois o paciente começa a perceber que o prazer está dentro de si e não fora, sendo um fator de proteção para manter sua abstinência

    Saiba mais sobre tratamentos: Voluntário e Involuntário

    Saiba mais sobre nossas especialidades

Nossos Tratamentos