• Prezados Familiares e/ou auto internantes

    A CLÍNICA CPR ao longo dos anos busca nos mais variados modelos de tratamento sempre alcançar resultados com foco nas questoes e necessidades individuais de cada cliente.

    Dispomos de Unidade de Internação Masculina (Vargem Grande Paulista | SP), Unidade de Internação Feminina (Embu das Artes | SP) e Unidade de Atendimento sem Internação - Consultório (Taboão da Serra | SP), além de uma rede extensa de profissionais que acompanham nosso trabalho e com consultórios em diversos estados, que poderão prestar atendimento e orientação.


    TRATAMENTO


    A abordagem de nosso Programa Terapêutico foca um tratamento biopsicossocial, o qual leva a estabilização orgânica do paciente, a reestruturação psicológica, sua organização, conscientização sobre a doença e o treino do indivíduo para na “vida real”, pós tratamento, ter manejos para lidar com as crises, frustrações e conseguir manter sua abstinência.

    Como em uma escola, passo a passo, o objetivo de uma internação é levar o indivíduo a reaprender a viver, a viver com “os pés no chão”, enfrentando a realidade de frente. Para tanto é preciso um tratamento que respeite os limites de cada um, as peculiaridades de sua doença e a ocorrência ou não de comorbidades.

    Um dos maiores diferenciais da Clínica CPR é justamente a identificação no correr do tratamento das comorbidades que podem estar associadas a doença da dependência química, pré ou pós existente. Ou seja, é tratar a dependência química e tratar o portador da dependência química.

    Para isso faz-se necessário uma equipe especializada em dependência química e comorbidades, envolvendo psicologia, psiquiatria, enfermagem treinada, especialistas, agentes de saúde mental, terapeutas e toda uma equipe operacional (hotelaria, administrativa, jurídica).

    Atualmente, empregamos ao nosso Programa as técnicas da Terapia Cognitiva Comportamental, que compreende técnicas de educação (informação), de reestruturação cognitiva, prevenção de recaída, treinamento de habilidades sociais e de modificação do estilo de vida.

    A CLÍNICA CPR, que em constante busca de excelência em restabelecimento de nossos pacientes em prol de saúde e equilíbrio, também insere propostas que dão valor agregado ao tratamento, como profissionais capacitados em EMDR, Sonoterapia, Neuropsicologia e outras.

    Por fim, prestamos atendimentos à família através de Grupos de Orientação Familiar (sem custo adicional para a família) e Terapias Familiar, o que tem contribuído muito para o sucesso do tratamento, pois é mais que provado que quando a família participa do tratamento, os resultados são excelentes e a manutenção da abstinência é fortalecida por um programa de pós internação extremamente eficaz, pois é oferecida a metodologia do “presencial” como proposta para a manutenção da abstinência.

    Durante a internação o paciente receberá acompanhamento individual da psicologia e psiquiatria, terapias diárias de grupo , educação física, arte terapia, psicoeducação, grupos de treinamento de habilidades e prevenção a recaída, psicopedagogia (indicado para jovens e adolescentes), espiritualidade (sem cunho religioso), sessão de sonoterapia semanalmente* (na unidade feminina), e recursos que poderão ser contratados de acordo com a especificidade do caso individual de cada paciente.

    Tempo de Internação


    Nosso programa terapêutico de tratamento biopsicossocial é definido de acordo com a particularidade do caso do paciente e será definido de acordo com a evolução individual do mesmo. É comum a prática inicial de contratos com prazos definidos, que poderá ser de 30 (trinta), 60 (sessenta), ou o mais comum, 90 (noventa) dias, bem como prazos maiores e menores, de acordo com a individualidade e possibilidade do paciente.    

    Tratamento de 30 (trinta) dias

    Indicado para empresários, profissionais liberais e profissionais de empresas que não possuem disponibilidade de tempo. Há de se observar que para um tratamento célere é de significativa importância conscientização mínima do paciente sobre a necessidade de sua internação. Também será avaliada as reservas ou comprometimentos do paciente. Dentro do programa de tratamento biopsicossocial, indicamos nestes casos associar um tratamento de treinamento de habilidades sociais com Acompanhamento Terapêutico (psicólogo).

    Se necessário, a depender do quadro do paciente, principalmente, se o mesmo apresenta uma comorbidade já identificada, poderá ser necessária a manutenção de mais 15 (quinze) dias para efeito de controle farmacoterapêutico. Para pacientes que for indicado a possibilidade de uma comorbidade a investigar, o mesmo poderá realizar testes psicológicos, como por exemplo o de Rorschach, e dar continuidade em seu tratamento em ambulatório (consultório). Em todos os casos indicamos a continuidade do programa de tratamento em consultório (pós internação), acompanhado de psicologia especializada em dependência química.

    Tratamento de 90 (noventa) / 120 (cento e vinte) dias

    Indicado para todos os pacientes, sendo que para alguns pacientes com quadros mais graves, o período maior de internação dará suporte, inicialmente, para a desintoxicação do organismo e, para aqueles que associam uma comorbidade, maior estabilidade do mental. O programa de tratamento biopsicossocial busca os mesmos resultados, que o paciente saia da instituição com o organismo estável, com mínimo de chances de crises de abstinência, pleno das suas necessidades de se manter em abstinência, focado no tratamento e com suas crenças negativas desconstruídas e com manejos para manter a abstinência no seu processo de ressocialização.

    Mesmo neste programa de maior tempo o paciente deverá evoluir no pós internação com os atendimentos psicológicos, com especialistas e, se necessário, acompanhamento psiquiátrico.

    Procedimentos de Internação

    Contamos com atendimento 24 horas de familiares que buscam informações sobre o tratamento, disponibilidade de vagas, valores e outras dúvidas. Os atendimentos a estes familiares podem ocorrer em nossas unidades, Vargem Grande Paulista e Embu das Artes, em nosso ambulatório central em Taboão da Serra, bem como nos centros de psicologia.

    A família será acolhida para dirimir todos os esclarecimentos acerca do tratamento, bem como convidada a conhecer as unidades de internação prévio ao momento da internação, havendo esta disponibilidade. A internação, acompanhada de familiares, será atendida nos horários comerciais, segunda a sexta-feira, e aos sábados com agendamento. Não atendemos familiares aos domingos. Internações com o apoio de equipes especializadas de remoção3 ocorrem 24 horas, todos os dias da semana.

    Para internação há uma relação de enxoval sugerido e solicitamos que haja sempre um familiar acompanhando o paciente, que fará a intermediação externa dos recursos que o paciente precisar.

    Atualmente atendemos pacientes que buscam tratamento particular ou por seu convênio médico, sendo que atendemos Bradesco Saúde, Sabesprev, Maimel, Sul América (unidade feminina), NotreDame (unidade feminina) e Cruz Azul (unidade masculina).

  • Saiba mais sobre tratamentos: Voluntário e Involuntário

    Saiba mais sobre nossas especialidades

Nossos Tratamentos