Comorbidades (Transtornos)


- Atendimento para Homens e Mulheres (Unidades Específicas)

- Tratamento com e sem internação

- Especialistas em Investigação de Comorbidades

- Tempo de tratamento individualizado

- Unidades de Internação credenciadas a Convênios Médicos



MAIS SOBRE

Tanto o ambulatório como nossas clínicas estão preparadas para o acolhimento e o tratamento de pacientes que possuem outras patologias psiquiátricas freqüentemente associadas à dependência química.

Quando um paciente com quadro de dependência apresenta também características para diagnóstico de bipolaridade, chamamos isso de co-morbidade, isto é, além da dependência, a pessoa apresenta sinais de outro tipo de transtorno mental anterior ou que foi detonado após o início do uso de substâncias químicas.


É comum a ocorrência anterior de algum transtorno como bipolaridade, depressão, transtorno de comportamento, que foi piorado ou detonado pelo uso abusivo do álcool e/ou das drogas. Muitas pessoas com tendências depressivas podem se “auto-medicar” fazendo uso de álcool e/ou medicamentos ou drogas ilícitas para fazer frente às dificuldades vivenciadas em seu transtorno.


Em nossa clínica desenvolvemos um trabalho que busca a integralidade do atendimento para um melhor controle da sintomatologia e para que as implicações na dependência química sejam minimizadas e haja redução das recaídas.

Transtornos mentais orgânicos (endógenos) exigem supervisão e tratamento médico durante toda a vida, pois não são passíveis de cura. No entanto, estes transtornos podem ser controlados com acompanhamento psiquiátrico, o que possibilitará uma melhor qualidade de vida e oferecerá suporte ao paciente para que não faça, novamente, uso de substâncias químicas nocivas a sua saúde.

Para pacientes que sofrem de dependência química os transtornos mais comuns são Esquizofrenia e Transtorno Bipolar do Humor, contudo, outras patologias também costumam ocorrer, como Depressão, Transtorno de Personalidade, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Comportamento Anti Social. Em mulheres é de comum ocorrência, ainda, transtornos alimentares (Bulimia e Anorexia).

Transtornos mentais e comportamentais decorrentes do uso de substância psicoativa:
- Transtorno Psicótico,
- Síndrome Amnésia,
- Transtornos esquizo afetivos;

Transtornos de humor
- Transtorno afetivo bipolar;

Transtornos neuróticos relacionados ao estresse e somatoformes:
- Transtorno fóbico-ansioso (transtorno do pânico e fobias),
- Transtorno obsessivo-compulsivo,
- Transtorno de ajustamento,
- Transtorno de somatização;

Transtornos Comportamentais associados a perturbações fisiológicas e fatores físicos:
- Transtornos Alimentares,
- Transtornos não orgânicos do sono;

Transtornos de Personalidade e de Comportamentos em adultos:
- Transtornos de personalidade emocionalmente instável,
- Transtornos de hábitos impulsivos;

Saiba mais sobre tratamentos: Voluntário e Involuntário