Dependência Química


- Atendimento para Homens e Mulheres (Unidades Específicas)

- Tratamento com e sem internação

- Especialistas em Investigação de Comorbidades

- Tempo de tratamento individualizado

- Unidades de Internação credenciadas a Convênios Médicos



MAIS SOBRE

Em nosso Ambulatório e nas Clínicas Feminina e Masculina (Centros Terapêuticos) faz parte do tratamento o acolhimento, a busca da conscientização e a orientação da dependência química. Em cada uma destas unidades serão respeitadas suas especificidades e serão oferecidas técnicas eficazes de tratamento tanto médicas como psicológicas.

A dependência química caracteriza-se pelo uso indiscriminado de substâncias nocivas tanto lícitas (tabaco, álcool, medicamentos etc) como ilícitas (maconha, cocaína, crack, exctasy etc), independentemente do prejuízo causado à vida pessoal, profissional e à saúde da pessoa acometida por este mal.

A dependência coloca o indivíduo em um estado alterado de consciência que prejudica o julgamento acerca de si mesmo e da realidade circundante, ocasionando prejuízos globais em sua vida, de seus entes queridos e outros.

O dependente costuma utilizar-se de várias justificativas para o uso abusivo e, em geral, se esquece de todos aqueles que o amam para dedicar sua vida inteiramente à busca e uso da substância. Perde o interesse por amigos, parentes e outros que não estejam envolvidos de alguma maneira com o consumo da droga.

A família, neste contexto, fica à mercê das circunstâncias e tem início um jogo de perdas onde todos se culpam por tudo e velhas feridas são expostas, ocasionando grande sofrimento a todos os envolvidos. É necessária, por parte da família, uma firme determinação para reverter os danos causados.

A família deve buscar orientação profissional e de qualidade o mais breve possível para que a situação não fuja ao controle e a intervenção seja eficaz para minimizar os danos e alterar o quadro em questão. A dependência se estabelece, em geral, ao longo de alguns anos ou meses, dependendo da droga de adicção e/ou da existência de co-morbidades e por isso seu tratamento demanda muito tempo e dedicação por parte da pessoa, de sua família e dos profissionais envolvidos.

O tratamento na clínica CPR é feito com o uso de técnicas e ferramentas científicas que, após muitos estudos e pesquisas, tem se mostrado as mais eficazes nos casos de dependência química. Tais procedimentos são realizados por psiquiatra, psicólogos e terapeutas experientes, especialistas em dependência química, terapia familiar, acompanhamento terapêutico, etc.

Saiba mais sobre tratamentos: Voluntário e Involuntário